O que são tumores de tronco cerebral? Os tumores de tronco cerebral são aquele que se formam nesta parte do cérebro – composta por 3 divisões: ponte, mesencéfalo e bulbo. Eles podem ter várias histologias (tipos) mas os mais comuns são os gliomas. Mas… você sabe o que é tronco cerebral?
O tronco cerebral é uma parte do cérebro localizada na base da cabeça, conectando o cérebro à medula espinhal. Ele desempenha um papel essencial em funções vitais do corpo, como respirar, controlar os batimentos cardíacos, a pressão arterial, e a respiração.
Podemos imaginar o tronco cerebral como uma “ponte” que faz a comunicação entre o cérebro e o restante do corpo, garantindo que sinais nervosos possam ser transmitidos de maneira eficiente. Ele é fundamental para a sobrevivência, pois gerencia funções automáticas e essenciais que o corpo precisa para funcionar, sem que a gente precise pensar sobre elas.
O tronco cerebral é composto por três partes principais conforme eu já citei acima:
- Mesencéfalo: Está no topo do tronco e ajuda a controlar os movimentos dos olhos e da cabeça, além de estar envolvido em processos sensoriais.
- Ponte: Fica um pouco abaixo do mesencéfalo e tem uma função importante na transmissão de sinais entre diferentes partes do cérebro, além de regular a respiração.
- Bulbo: É a parte mais inferior e conecta diretamente o cérebro à medula espinhal. Ele é responsável por funções vitais como a respiração, a frequência cardíaca, a pressão arterial e até o reflexo de engolir.
👉
⚠️ Por ser responsável por funções que não podemos controlar conscientemente, como a respiração, o tronco cerebral é essencial para a nossa sobrevivência. Por este motivo são tumores com grande dificuldade de tratamento cirúrgico e maior chance de sequelas em cirurgias.
O diagnóstico precoce é muito importante para o tratamento destes tipos tumores. 😉
Veja um pouco sobre alguns tipos de tumores cerebrais em crianças – clique aqui.
Agende uma consulta!