Entenda sobre esta rara malformação e suas consequências para a criança
A malformação de Dandy-Walker é uma alteração congênita, ou seja, um defeito que ocorre no desenvolvimento e formação do cérebro do bebê. Esta malformação tem 2 alterações principais:
1- um grande cisto na fossa posterior (parte posterior da cabeça)
2- desenvolvimento defeituoso do cerebelo, incluindo ausência parcial ou completa de uma estrutura anatômica do cerebelo chamada de vermis cerebelar.
A malformação de Dandy-Walker é um distúrbio heterogêneo. A síndrome pode aparecer dramaticamente ou passar despercebida. Isso significa que em casos mais graves, ela se manifesta de forma marcante dos primeiros 2 anos de vida, e em outros casos, pode se manifestar com sintomas leves até mesmo na vida adulta. Alguns pacientes têm uma forma sindrômica com anomalias congênitas associadas, incluindo disgenesia do corpo caloso, deformidades orofaciais e anomalias congênitas do coração, sistemas geniturinário e gastrointestinal.
Existe uma ampla gama de possibilidades de alterações no desenvolvimento neurológico, desde mais leves a mais graves. A hidrocefalia se desenvolve em 70 a 90% dos pacientes com malformação de Dandy-Walker e o manejo adequado e no momento certo da hidrocefalia destes pacientes melhora muito os problemas neurológicos.
Esta malformação não tem cura, mas o tratamento e acompanhamento adequado pode minimizar as sequelas e permitir um melhor desenvolvimento da criança. Por este motivo, assim que o diagnóstico desta malformação é feita, o bebê deve iniciar o acompanhamento com neurocirurgião pediátrico.
Se você quer saber mais sobre Síndrome de Dandy-Walker clique aqui para acessar um texto completo.