Você sabia que idosos podem desenvolver um tipo de hidrocefalia? A confusão com demências como Alzheimer podem atrasar o tratamento! Aprenda a identificar!
Você sabe o que é hidrocefalia? É quando ocorre um aumento da quantidade de líquido dentro de cavidades cerebrais chamadas ventrículos. Ao acumular ali uma quantidade de líquido que não deveria existir, a pressão nessas cavidades aumenta e começa a “apertar” o cérebro aumentando a pressão intracraniana, a isso chamamos de hidrocefalia. Mas e a hidrocefalia no idoso?
Existe um tipo de hidrocefalia que ocorre principalmente no idoso preferencialmente entre 60 e 80 anos de idade. É a hidrocefalia de pressão normal. Neste caso o acúmulo de líquido não aumenta tanto assim a pressão intracraniana, conforme o próprio nome já diz, há acúmulo de líquido nas cavidades ventriculares da mesma maneira que na hidrocefalia tradicional, porém, esse acúmulo de líquido NÃO gera aumento significativo da pressão intracraniana. Por esse motivo, alguns sintomas clássicos de hidrocefalia, como dor de cabeça e vômitos, não ocorrem na hidrocefalia de pressão normal. No lugar destes sintomas o paciente apresenta outras alterações neurológicas clássicas desta doença, pois obviamente aquele líquido acumulado que não devia estar lá afeta o cérebro de algumas formas.
Os sintomas vão começando devagar e piorando progressivamente na seguinte ordem: 1º a dificuldade de andar; 2º a demência (confusões, esquecimentos e dificuldade de raciocínio e de atenção); e 3º a incontinência urinária. Mas a verdade é que a apresentação clínica da HPN pode variar significativamente quanto à gravidade e à progressão desses sintomas. Muitas vezes, nem mesmo os 3 sintomas estão presentes ou começam em ordens diferentes da citada.
Mas por que é tão difícil de fazer o diagnóstico desta doença na população idosa? Porque nessa faixa etária é comum que idosos tenham dificuldade de andar, incontinência urinária e até algum grau de demência pelas mais variadas causas…. Sendo assim, além de pensar em hidrocefalia de pressão normal, devemos incluir na investigação diagnóstica doenças neurodegenerativas (demências como Alzheimer, etc.), doenças vasculares (como AVCs múltiplos) e problemas urológicos (como problemas de bexiga, próstata e de uretra). Muitas vezes os sintomas são ainda negligenciados pela família que atribui a “coisas da idade”, por isso é tão importante a conscientização da população sobre a importância desta doença. Entenda um pouco mais sobre hidrocefalia do idoso clicando aqui.
Se você quer saber mais sobre hidrocefalia do idoso clique aqui para acessar um texto completo.