Cisto cerebral é perigoso?

cisto cerebral

Cisto cerebral é perigoso?

Muitos pacientes se deparam com exames de tomografia ou ressonância do crânio que mostram um cisto cerebral. Grande parte das vezes eles nem sabiam que tinham isso e nem foi esta a causa da realização do exame… Mas afinal – ter um cisto cerebral é perigoso?

Um cisto é uma estrutura no formato de bolsa, contendo um líquido que pode ser líquor (como nos cistos aracnóides) ou outro material como por exemplo ocorre nos cistos colóides. Mesmo que um cisto cerebral não seja câncer, ele ainda pode causar problemas. Ele pode pressionar o tecido cerebral próximo e causar sintomas, como:

Dor de cabeça
Problemas de visão e audição
Náusea e vômito
Vertigem ou tontura
Aumento da pressão intracraniana
Hidrocefalia

Os cistos podem ser primários/congênitos ou secundários a alguma outra condição como: traumas, hemorragias cerebrais ou infecções. Vale ressalta que alguns podem estar associados a tumores, e às vezes um tumor cerebral também pode ser cístico!

☑️ Se sintomas surgirem, pode ser necessária uma cirurgia para remover o cisto ou para realizar sua “abertura”. Se o cisto não estiver causando sintomas e não estiver crescendo, algumas vezes podemos optar por observá-lo e acompanhar com exames. O tratamento pode variar de acordo com o tipo de cisto.

Para fazer esta diferenciação entre os tipos de cisto e indicar o melhor tratamento consulte sempre um neurocirurgião.

O cisto aracnóide é um dos mais frequentes – acesse um texto completo sobre este tipo de cisto clicando aqui.

Agende sua consulta – clique aqui.

🌐 www.draraquelrodrigues.com.br
📲 (11) 94020-8602