Cisto de Velum Interpositum

Conheça tudo sobre Cisto de Velum Interpositum

O que é o Velum Interpositum?

O velum interpositum é uma estrutura anatômica do cérebro. Ela é composta por pia-máter (uma das membranas que revestem o cérebro), vasos sanguíneos e plexos coroides. Ele está localizado entre o corpo caloso (estrutura que conecta os dois hemisférios cerebrais) e os ventrículos cerebrais laterais, e participa da separação do espaço supratentorial do infratentorial no cérebro.

O que é um Cisto de Velum Interpositum?

Um cisto de velum interpositum ocorre quando há um acúmulo de líquido cerebrospinal (líquido que envolve e protege o cérebro e a medula espinhal) dentro dessa estrutura. Esses cistos são, em sua maioria, benignos, o que significa que não são cancerosos e geralmente não causam sintomas.

Por que este cisto ocorre?

As causas exatas do cisto de velum interpositum não são totalmente compreendidas, mas eles podem surgir de forma congênita (presentes desde o nascimento) ou serem adquiridos mais tarde. Alguns fatores envolvidos podem incluir:

Anormalidades no desenvolvimento: O cisto pode se formar devido a uma falha no fechamento ou absorção das membranas envolvidas no desenvolvimento do sistema ventricular do feto.

Acúmulo de líquido: Em alguns casos, há uma obstrução na circulação normal do líquido cerebrospinal, levando ao acúmulo desse fluido e à formação do cisto nesta localização.

Quais sintomas podem ser percebidos?

Na maioria dos casos, os cistos de velum interpositum são assintomáticos, ou seja, não causam sintomas e são descobertos de forma incidental em exames de imagem, como tomografia computadorizada (TC) ou ressonância magnética (RM), realizados por outras razões.

Porém, se o cisto for muito grande ou estiver pressionando estruturas cerebrais importantes, ele pode causar sintomas como:

• Cefaleia (dor de cabeça)
  • Náuseas e vômitos
  • Alterações visuais (por compressão do nervo óptico ou aumento na pressão intracraniana)
  • Dificuldades de equilíbrio ou coordenação
  • Sintomas neurológicos relacionados ao aumento da pressão intracraniana – como crises convulsivas e déficits neurológicos
  • Macrocrania – cabeça de tamanho maior que o normal – sobretudo em bebês
Como fazer o diagnóstico deste tipo de cisto?

O diagnóstico do cisto de velum interpositum é geralmente feito por meio de exames de imagem, como:cisto velum interpositum

• Ressonância Magnética (RM): É o método mais preciso para identificar a localização, tamanho e características do cisto.
  • Tomografia Computadorizada (TC): Também pode ser usada para detectar cistos, embora seja menos detalhada que a RM para avaliar o tecido cerebral.

Esses exames permitem diferenciar o cisto de velum interpositum de outras lesões císticas intracranianas, como cistos aracnoides ou lesões tumorais.

Estes cistos necessitam de cirurgia para seu tratamento?

Na maioria dos casos, o tratamento cirúrgico não é necessário, especialmente quando o cisto é pequeno e não está causando sintomas. A conduta nesses casos costuma ser o acompanhamento clínico , podendo ser necessário a realização de exames de imagem periódicos para monitorar o tamanho e o comportamento do cisto ao longo do tempo.

No entanto, se o cisto for grande ou causar sintomas significativos, sobretudo de aumento de pressão intracraniana, pode ser indicada cirurgia. A cirurgia pode envolver técnicas para drenar o cisto ou remover parte do mesmo para aliviar a pressão nas estruturas cerebrais próximas.

Qual o prognóstico? O que esperar após a cirurgia deste cisto?

O prognóstico para pacientes com cisto de velum interpositum é geralmente bom, especialmente nos casos assintomáticos. Quando a cirurgia é necessária, o desfecho costuma ser favorável, com alívio dos sintomas e baixo risco de complicações a longo prazo.

Quando procurar um neurocirurgião?

Sempre procure um neurocirurgião caso tenha o diagnóstico recente de um cisto cerebral para uma avaliação adequada. Ele lhe orientará sobre o acompanhamento e as possibilidades de tratamento caso sejam necessários. Se você tiver sintomas neurológicos, relate na sua consulta.

Esse texto foi produzido e editado pela Dra Raquel Rodrigues – Médica Neurocirurgiã – CRM 142761 – RQE 56460. Reprodução total ou parcial sem autorização proibida.

Agende sua consulta presencial ou por telemedicina:

– Agendamento de consulta de primeira vez presencial – ligação em horário comercial nos telefones – (11) 5041-1322ou (11) 5041-9988 / Agendamento automatizado pelo Whatsapp (11) 940208602.

Se você quer saber mais sobre este tema pode me acompanhar nas redes sociais e no meu canal no YouTube.

Convênios atendidos no consultório

Você pode agendar sua consulta online de forma simples e prática