Como saber se a DVP funciona?

como saber se uma dvp funciona

Como saber se a DVP funciona?

Uma das grandes dúvidas e apreensão dos pais é como saber se a DVP funciona? Ou seja, se a válvula do seu filho parar de funcionar como você vai saber? Você sabia que uma criança com hidrocefalia pode ter uma válvula de DVP que pare de funcionar sem que a tomografia sofra mudanças?

Pois é, algumas crianças, sobretudo crianças maiores que colocaram a válvula quando eram bebês pequenos👶🏻, podem ter os ventrículos praticamente “congelados”. Ou seja, a válvula pára de funcionar, a criança tem sintomas de aumento da pressão intracraniana e a tomografia de crânio (exame que usamos para muitas vezes avaliar o funcionamento da válvula) fica exatamente igual 😳

Isso é um perigo pois algumas pessoas com menos experiência podem descartar problemas com a válvula. Isso pode ocorrer devido a tomografia estar igual e liberar a criança podendo levar a uma série de complicações neurológicas.

Já fizemos diversas cirurgias de emergência em pacientes que sabemos como o ventrículo dele se comporta, e sabemos que ele não dilata… Quando estes pacientes chegam no pronto socorro com sintomas de hipertensão intracraniana sabemos que pode ser a válvula mesmo com a tomografia igual e assim podemos decidir melhor sobre indicar uma cirurgia de forma consciente. Em casos que não se sabe ainda como o ventrículo do paciente se comporta é mais importante ainda estar atento a esta possibilidade.

Por isso pais e mães de crianças com hidrocefalia, fiquem atentos! Sempre a resposta a pergunta: como saber se a DVP funciona, vai depender de muitos fatores inclusive dos sintomas que a criança apresenta. Os sintomas são muito importantes de serem relatados e observados e é muito importante um neurocirurgião pediátrico de confiança que conheça e acompanhe sempre a criança 😃

Para saber mais sobre hidrocefalia acesse o texto clicando aqui.

Agende uma consulta clicando aqui.