Hemorragia cerebral do bebê prematuro – tratamento

Como é feito o tratamento da hemorragia da prematuridade? Que sequelas ela pode causar no bebê?

A hemorragia cerebral do bebê prematuro ou simplesmente hemorragia da prematuridade ocorre principalmente em um local do cérebro do bebê chamado de matriz germinativa. O tratamento da hemorragia da prematuridade se baseia inicialmente no seu grau de gravidade. As hemorragias são classificadas de grau 1 a 4 de acordo com sua localização e extensão, sendo a 1 e 2 menos graves e a 3 e 4 as mais graves. Em primeiro lugar é importante dizer que embora hajam medidas que podem ser tomadas para reduzir o risco de hemorragia, não há nenhuma medida definitiva que impeça seu acontecimento exeto evitar que o bebê nasça prematuro! Por isso é tão importante a conscientização e a prevenção da prematuridade…

Nenhuma terapia específica existe para limitar a extensão da hemorragia depois de ter ocorrido. O tratamento é de suporte e direcionado para a preservação da função cerebral, minimização de qualquer dano cerebral adicional e detecção precoce de complicações.

Hemorragias de graus 1 e 2 são mais comuns, ocorrendo em cerca de 75% dos casos, geralmente tem menos complicações. Já as de graus 3 e 4 podem resultar em danos cerebrais crônicos, como dificuldades na aprendizagem, distúrbios mentais, visuais e auditivos, alteração no desenvolvimento da linguagem e do sistema motor, paralisia cerebral (66%) e alta mortalidade (30%).

A hidrocefalia pode ocorrer como complicação tardia em até 1/3 dos bebês com a hemorragia da prematuridade e geralmente é onde o neurocirurgião pediátrico pode atuar para evitar danos maiores ao cérebro do bebê. Quando o bebê desenvolve hidrocefalia podem ser necessários tratamentos cirúrgicos como neuroendoscopia para “lavar” o sangue do interior das cavidades dos ventrículos cerebrais e até mesmo a colocação de válvulas de derivação ventrículo-peritoniais.

Saiba um pouco mais sobre hemorragia cerebral do bebê prematuro clicando aqui.