Hidrocefalia de pressão normal – O tratamento funciona?

A hidrocefalia de pressão normal mais comum no idoso tem tratamento efetivo e pode melhorar muito a qualidade de vida do seu familiar…

Na última postagem falamos um pouco dos sintomas desta doença. Mas como tratá-la?

Caso haja suspeita de hidrocefalia de pressão normal (HPN) o paciente deve ser imediatamente encaminhado a um neurocirurgião para avaliar sobre o tratamento cirúrgico. Não existe tratamento para esta doença com medicamentos, o único tratamento existente é através de cirurgia. Não há “cura”, mas há um controle da doença com melhora progressiva dos sintomas se ela for tratada adequadamente.

O tratamento padrão consiste na colocação de uma válvula de derivação ventricular, geralmente uma derivação ventrículo-peritonial (DVP), igual a que é colocada para o tratamento das hidrocefalias comuns. Os neurocirurgiões tendem a usar válvulas programáveis para estes pacientes, mas as válvulas de pressão fixa podem ser usadas da mesma forma. A válvula programável (pressão regulável) permite que o neurocirurgião altere sua pressão de abertura de maneira não invasiva, ou seja, sem a necessidade de uma nova cirurgia, no próprio consultório médico, utilizando um pequeno instrumento magnético que calibra o dispositivo interno.

Tecnicamente, a cirurgia de colocação de válvula é uma cirurgia bem simples, com baixos índices de complicações e relativamente segura. Cerca de 2/3 dos pacientes operados tem uma melhora sustentada a longo prazo dos sintomas. A demência é o sintoma mais difícil de ser revertido e geralmente o último a aparecer, por este motivo devemos fazer o tratamento mais precoce possível, para assim reduzirmos o risco de sequelas e melhorarmos as chances de recuperação do paciente.

Se você quer saber mais sobre hidrocefalia de pressão normal clique aqui para acessar um texto completo.