Qual a importância de saber dos tipos de válvula de DVP? A derivação ventriculo peritonial (DVP) é um procedimento cirúrgico que implanta um sistema de drenagem para retirar o excesso de líquor dos ventrículos cerebrais e levá-lo para outra cavidade do corpo, como o abdômen, o coração ou o pulmão, onde ele possa ser absorvido. Esse procedimento é indicado para casos de hidrocefalia. 🧠
A válvula de derivação ventricular é um dispositivo que ajuda a drenar esse excesso de líquido. Existem três tipos principais de válvula de derivação ventricular:
▶️ Pressão fixa: drena quando a pressão no cérebro ultrapassa um valor pré-determinado e não pode ser alterado pelo médico. É o tipo mais simples e barato de válvula, mas pode causar problemas de pouca ou muita drenagem que só podem ser corrigidos com nova cirurgia para troca da válvula (e da sua pressão).
▶️ Auto ajustável: drena de acordo com um intervalo de fluxo que é regulado automaticamente pelo sistema. O médico também não consegue ajustar a pressão da válvula. Geralmente é recomendada para adultos com hidrocefalia de pressão normal.
▶️ Programável: drena quando a pressão no cérebro ultrapassa um valor que pode ser modificado pelo médico, por meio de sistemas magnéticos ou eletrônicos externos. É um tipo mais versátil e personalizado de válvula, que permite ajustes conforme as necessidades do paciente.
Você sabe qual a importância de saber dentre os tipos de válvula de DVP qual você ou seu filho tem? É importante saber dados como marca, modelo, pressão etc. Um dos motivos é caso ela pare de funcionar e precise ser trocada.
Quer saber mais?
Acesse o site sobre hidrocefalia e válvulas de derivação clicando aqui.
Ou assista o vídeo do meu canal – neurocirurgia é assim – que fala exatamente sobre a importância de saber da marca/modelo da válvula de derivação clicando aqui.