Devido a gravidade deste tipo de tumor estamos sempre buscando um novo tratamento para os gliomas. Os gliomas cerebrais são um tipo específico de câncer do sistema nervoso, que pode acontecer no cérebro e na medula). Esse tipo de tumor é causado por células chamadas de “células da glia”, que compõem o tecido nervoso e ajudam o neurônio a exercer suas funções.
Os gliomas de baixo grau ou neoplasia glial de baixo grau podem ser classificados em:
➡️ Astrocitomas pilocíticos (Tumor grau 1): Um tipo de astrocitoma circunscrito, mais limitado, frequentemente com uma porção cística. É o glioma mais comum em crianças.
➡️ Astrocitomas difusos (tumor grau 2): São tumores mal delimitados, de bordas imprecisas, em que as células neoplásicas infiltram os elementos nervosos pré-existentes. Predominam em adultos, mas podem ocorrer em crianças.
⚠️ Não existe cura comprovada para esses tumores, no entanto, um novo tratamento apresentou atividade preliminar positiva.
✅ Recentemente um estudo mostrou uma nova perspectiva para o tratamento de gliomas. O Vorasidenib é um inibidor oral penetrante do cérebro das enzimas IDH1 e IDH2 mutantes que, após a realização de testes, mostrou melhora significante na sobrevida livre de progressão e retardou o tempo até a próxima intervenção anticancerígena em pacientes com glioma mutante IDH de grau 2.
Aprenda mais sobre gliomas em adultos acessando este texto no meu site – clique aqui.