O que é encefalocele? A encefalocele é um dos 3 defeitos do tubo neural mais comuns, que ocorrem na formação do sistema nervosos durante a fase de sua formação no feto.
📍No caso da encefalocele, ocorre um “vazamento” do tecido cerebral para fora do crânio, em que há sempre uma “falha óssea” associada, ou seja, um “buraco no osso” do crânio por onde escapa o tecido cerebral. Ela geralmente é coberta de pele e tem a aparência de uma “bolsa” colada na cabeça da criança.
➡️ O tipo de encefalocele mais comum é a chama encefalocele occipital (atrás da cabeça do bebê), mas pode ocorrer em outras regiões: como encefalocele frontal, parietal, naso-etmoidal etc.
O prognóstico neurológico do bebê dependerá da extensão do defeito, do local e de que parte do cérebro está herniado. Bebês que possuem uma encefalocele occipital com defeito pequeno, por exemplo, tem cerca de 35% de chance de apresentarem desenvolvimento normal ou próximo do normal. Essa chance cai para menos de 18% se o defeito for médio ou grande. 🧠
Para minimizar as alterações neurológicas, essas crianças devem ser acompanhadas por uma equipe multidisciplinar com o neurocirurgião pediátrico, fisioterapeuta, fonoaudiologista e terapeuta ocupacional. 😉
Aprenda mais sobre encefalocele acessando este texto no meu site – clique aqui.