O que são cranioestenoses complexas? As cranioestenoses complexas acontecem quando mais de uma sutura craniana (que são articulações fibrosas que conectam os ossos) se funde prematuramente, antes que o cérebro tenha se desenvolvido completamente. 🧠
Isso pode afetar o desenvolvimento cerebral, levar a deformidades cranianas graves, problemas comportamentais, visuais e auditivos e alto risco de desenvolver hipertensão intracraniana (HIC).
A boa notícia é que existe tratamento! Ele é feito geralmente com mais de uma cirurgia (em múltiplas etapas) que tem como objetivo resolver:
📍 A desproporção entre o tamanho do cérebro e o crânio
📍 Anormalidades estéticas e funcionais do crânio
📍 Problemas associados a anormalidade craniofacial
Existem dois tipos de cirurgias: a clássica (em que o crânio é cortado para liberar a área envolvida com o fechamento das suturas, retirado e remodelado) e a de “molas” (em que são colocados distratores internos).
Se você acredita que seu filho pode ter cranioestenose complexa, marque uma consulta para avaliarmos e pensarmos no melhor tratamento que vai melhorar a qualidade de vida dele e a sua! 💗
Quer saber mais?
Acesse um texto completo sobre cranioestenoses complexas clicando aqui.
Você também pode assistir os vídeos do meu canal – neurocirurgia é assim – falando sobre mitos e verdades da cranioestenose parte 1, parte 2 e parte 3.