Qual a importância de saber o tipo de válvula de DVP?

Qual a importância de saber o tipo de válvula de DVP?

Qual a importância de saber o tipo de válvula de DVP? A válvula de derivação ventricular é um dispositivo que ajuda a drenar o excesso de líquor dos ventrículos cerebrais, em casos de hidrocefalia. Existem três tipos principais de válvula de derivação ventricular:

  • Pressão fixa: drena quando a pressão no cérebro ultrapassa um valor pré-determinado e não pode ser alterado pelo médico.
  • Auto ajustável: drena de acordo com um intervalo de fluxo que é regulado automaticamente pelo sistema.
  • Programável: drena quando a pressão no cérebro ultrapassa um valor que pode ser modificado pelo médico, por meio de sistemas magnéticos ou eletrônicos externos.

⚠️ É muito importante saber o tipo de válvula que o seu filho tem, além de dados como marca, modelo, pressão, etc, principalmente para caso ela pare de funcionar e precise ser trocada. Nestes casos o neurocirurgião usa estes dados para raciocinar sobre qual válvula ele deve usar na substituição, podendo ser um modelo semelhante ou até mais novo com mais tecnologia. No entanto, saber como a dinâmica da circulação do líquor daquele paciente funciona ajuda muito a decidir da melhor maneira para o paciente.

Veja mais sobre hidrocefalia em adultos – clique aqui.

Veja mais sobre hidrocefalia em crianças – clique aqui.

Agende uma consulta para mais informações 😊

🌐 www.draraquelrodrigues.com.br
📲 (11) 94020-8602

1359 1361 Dra. Raquel Rodrigues - Neurocirurgia pediátrica