Qual a validade de uma válvula de DVP?

validade de valvula de dvp

Qual a validade de uma válvula de DVP?

É muito frequente a pergunta dos pais sobre a validade de uma válvula de DVP. Em especial a preocupação é devido a necessidade de trocas periódicas nas crianças por esse motivo. Mas na verdade, depois que a válvula é implantada no paciente, ela não possui um “prazo de validade”. Ou seja, não há necessidade de trocas periódicas por este motivo.

➡️ Inclusive, quando é realizada uma derivação ventrículo peritonial, o neurocirurgião geralmente coloca uma quantidade de cateter na barriga que será suficiente para que a criança não precise fazer a troca da válvula até a idade adulta.

Além disso, as válvulas possuem funcionamento mecânico e não utilizam baterias e por isso, não há necessidade de troca de bateria.

✔️ A troca das válvulas, portanto, costuma ser necessária apenas se elas entupirem ou então pararem de funcionar.

⚠️ No entanto, vale ressaltar, que antes de implantar essa válvula no paciente, elas possuem sim um prazo de validade que tem relação com a esterilização. Antes do implante, as válvulas vêm estéreis de fábrica e essa esterilização tem um prazo de validade. Passado esse prazo, não há garantia de esterilização e, por conta disso, não será possível utilizar essa válvula.

Se você tem dúvidas sobre o acompanhamento necessário para a válvula de DVP, consulte um neurocirurgião!

🌐 www.draraquelrodrigues.com.br
📲 (11) 94020-8602

Veja neste texto aqui um pouco mais sobre hidrocefalia e válvulas de DVP.

1184 1188 Dra. Raquel Rodrigues - Neurocirurgia pediátrica