Tumores cerebrais pediátricos

tumores cerebrais pediatricos

Tumores cerebrais pediátricos

Os tumores cerebrais pediátricos são comuns? Infelizmente os tumores do sistema nervoso central são as neoplasias sólidas mais frequentes na faixa etária pediátrica. Um local de ocorrência muito frequente destes tumores em crianças é a fossa posterior (parte posterior do crânio). Existem vários tipos de tumores desta região, sendo os 3 mais frequentes entre eles:

▶️ Ependimoma: se origina nas células ependimárias (revestem os ventrículos e o canal central da medula espinhal).

▶️ Meduloblastoma: se desenvolve de neurônios do cerebelo (responsável pelo controle motor e coordenação).

▶️ Astrocitoma: se origina nas células astrócitos (células de suporte dos neurônios) e existem diferentes tipos, incluindo os de baixo grau (grau I e II) e os de alto grau (grau III e IV).

Os sintomas destes 3 tumores na fossa posterior são os mesmos: dor de cabeça, náuseas, vômitos, alterações de coordenação motoras e de equilíbrio (quedas frequentes), podendo em casos mais avançados causar convulsões, perda de força e outros sinais neurológicos.

O tratamento geralmente envolve cirurgia para remoção do tumor, podendo ser complementado com quimio e/ou radioterapia dependendo do caso.

🩺 É importante se consultar com um especialista em neurooncologia para entender melhor sobre a cirurgia e a programação de tratamento destes tumores.

Quer saber mais?

Acesse no meu site o texto completo sobre tumores cerebrais pediátricos clicando aqui.

Veja no meu canal – Neurocirurgia é assim – um vídeo sobre tumores cerebrais em crianças clicando aqui.

1192 1200 Dra. Raquel Rodrigues - Neurocirurgia pediátrica