A cirurgia intraútero de mielomeningocele é realizada durante a gestação para corrigir essa condição congênita, na qual a medula espinhal e as membranas que a protegem ficam “abertas”, ou seja, sem osso e a pele para proteger. Particularmente é uma cirurgia que eu gosto muito de fazer, pois é incrível como beneficia o desenvolvimento neurológico e funcional da criança. Ela oferece alguns benefícios, tais como:
📍 Melhoria dos resultados neurológicos: preserva a função neurológica do feto, reduzindo danos à medula espinhal e aos nervos
📍 Redução de complicações pós-natais: ao corrigir antes do nascimento, o risco de complicações pós-natais, como infecções, hidrocefalia e outras complicações é diminuído
📍 Melhoria da mobilidade: há uma maior chance de preservação de funções motora, permitindo que se desenvolva um melhor controle dos músculos sobretudo relacionados a andar.
📍 Melhoria da função urinária e intestinal: há um melhor resultado em relação a função urinária sobretudo em crianças na idade pre-escolar.
📍 Melhoria da qualidade de vida a longo prazo: tem um impacto positivo na qualidade de vida da criança a longo prazo, reduzindo a dependência de cuidados e trazendo autonomia
⚠️ Cada caso é único! Infelizmente, nem todos os fetos podem ser submetidos a cirurgia intraútero de mielomeningocele. É necessário uma avaliação cuidadosa com equipe multidisciplinar que deve obrigatoriamente incluir um obstetra especialista em medicina fetal e um neurocirurgião pediátrico.
⚠️ Infelizmente esta cirurgia não é uma cura, no sentido que os problemas relacionados a esta malformação poderão continuar ocorrendo, embora com menor gravidade/morbidade.
🩺 Uma consulta pré-natal com neurocirurgião pediátrico pode ajudar a família a entender melhor a doença e receber as orientações para o melhor tratamento.
Você pode acessar um texto completo sobre cirurgia intraútero de mielomeningocele clicando aqui.
Veja também os vídeos no meu canal do YouTube – Neurocirurgia é assim – que se relacionam com este tema.
📍 Mielomeningocele o que é? – clique aqui
📍 Cirurgia fetal de mielomeningocele – clique aqui.