Você conhece as diferenças? Será que quando a cabeça do bebê está torta trata-se de uma assimetria posicional ou cranioestenose? 🤔 Abaixo citamos algumas coisas que diferenciam as duas…
Assimetria posicional ⤵️
Geralmente, a forma do crânio é afetada, mas o cérebro não. As posições em que o bebê dorme e come podem contribuir para o desenvolvimento dessa condição e o resultado são deformidades estéticas. Para concertar esses casos, podemos recorrer a sessões de fisioterapia e uso de capacetes, por exemplo.
Cranioestenose ⤵️
Condição em que uma ou mais junções entre os ossos do crânio se fecham prematuramente, impedindo seu crescimento adequado. Resulta em deformidades cranianas visíveis, além de poder levar a complicações no desenvolvimento cerebral e do sistema nervoso. O tratamento geralmente envolve cirurgia.
São condições diferentes que existem um diagnóstico correto para prosseguir com o tratamento adequado. Por este motivo é sempre importante consultar um neurocirurgião pediátrico que tenha experiência para fazer o diagnóstico e a classificação correta destas dias condições.
Quer saber mais sobre assimetria craniana ou cranioestenose? Acesse aqui um texto completo sobre assimetrias cranianas posicionais ou aqui sobre cranioestenose.
A
Agende uma consulta! ✨