Cranioplastia em crianças

Cranioplastia em crianças

A cranioplastia é o reparo cirúrgico de um defeito ósseo no crânio que ocorreu após uma operação ou lesão prévia. A cranioplastia em crianças é frequentemente um desafio. Nem todos os materiais disponíveis podem ser usados em crianças, então qual material usar?

📌 Existem diferentes tipos de cranioplastias, mas todas envolve o descolamento do couro cabeludo e a restauração do contorno do crânio com o osso original do crânio (que estava previamente guardado) ou com algum tipo de enxerto feito de material sintético.

✅ A melhor opção para realizar essa cirurgia é a utilização do osso natural. Ele é um tecido vivo e se integrará com o tempo perfeitamente a calota craniana normal do paciente. Além da melhor integração, utilizar a calota craniana natural do paciente significa ter a curvatura e o tamanho perfeito dele mesmo.

👉 Caso o osso natural não esteja disponível, existem diversas opções como: telas, próteses pré-moldadas, próteses customizadas, enxertos, etc. A preferência por próteses customizadas se dá pelo fato que elas são desenhados por um computador a partir da tomografia do paciente. A prótese é confeccionada com o volume e a curvatura perfeita do crânio do paciente e se adapta perfeitamente a falha no osso.

A decisão sobre que tipo de prótese usar, ou se será usado o osso natural do paciente, cabe ao neurocirurgião que fará o procedimento, conjuntamente a opinião do paciente. 😉

Aprenda mais sobre cranioplastia acessando este texto no meu site – clique aqui.

🌐 http://www.draraquelrodrigues.com.br

1344 1301 Dra. Raquel Rodrigues - Neurocirurgia pediátrica