Se você precisa realizar uma cirurgia de cranioplastia quais as opções de materiais disponíveis para reconstruir o crânio?
Quando se pensa em realizar uma reconstrução craniana, a melhor opção na minha opinião é sempre o osso natural. Ele é um tecido vivo e se integrará com o tempo perfeitamente a calota craniana normal do paciente. Além da melhor integração, o osso natural tem a curvatura e o tamanho perfeito do paciente. Porém, muitas vezes por algum motivo, este osso foi perdido/descartado… e aí, o que fazer?
Caso o osso natural não esteja disponível a segunda melhor opção são as próteses customizadas. Independente do material usado, estas próteses são desenhadas por um computador a partir da tomografia do paciente. A prótese é confeccionada com o volume e a curvatura perfeita do crânio do paciente e se adapta perfeitamente a falha no osso. Estas próteses podem ser confeccionadas com diversos materiais – titânio, metilmetacrilato (um tipo de cimento cirúrgico), e até materiais que são como matrizes ósseas para se integrar ao osso normal do paciente. O custo destas próteses varia muito de acordo com a customização e o tipo de material, porém de modo geral a maior parte das próteses tem cobertura pelos convênios médicos.
A última opção disponível é a utilização de cimentos ósseos moldáveis. Neste caso o neurocirurgião molda manualmente e “artisticamente” durante a própria cirurgia uma prótese para o paciente, com a área da falha craniana exposta. O maior problema é que quanto maior a falha óssea, mais difícil é de fazer este molde manualmente, e o resultado estético dependerá da habilidade manual e da experiência do neurocirurgião.
A decisão sobre que tipo de prótese usar, ou se será usado o osso natural do paciente, cabe ao neurocirurgião que fará o procedimento, conjuntamente com o paciente.
Se você quer saber mais sobre cranioplastias clique aqui para acessar um texto completo.
Assista o vídeo no meu canal – Neurocirurgia é assim falando sobre: – reconstrução craniana (cranioplastia) (clique aqui)