Qual a diferença entre plagiocefalia posicional e a cranioestenose? Primeiramente, a plagiocefalia é uma condição em que a cabeça do bebê é achatada em um dos lados. Então existem dois tipos, a plagiocefalia posicional e a plagiocefalia da cranioestenose e, hoje, vamos aprender mais sobre elas. 👶🏼
▶️ A plagiocefalia posicional é causada por uma pressão constante na parte traseira da cabeça, o que pode ocorrer quando o bebê passa muito tempo deitado em uma posição. Ela não é causada por uma anomalia do crânio e pode ser tratada com mudanças simples na posição em que o bebê dorme ou brinca. Em casos mais graves podemos indicar o uso de órtese craniana (capacete).
▶️ A plagiocefalia da cranioestenose é uma condição rara em que uma sutura do crânio se fecha prematuramente, antes do desenvolvimento completo do cérebro. Isso requer tratamento cirúrgico para evitar danos ao cérebro em desenvolvimento do bebê.
O diagnóstico delas é feito através de exame clínico e, se necessário, exames de imagem para diferenciar os casos e iniciar o tratamento (como ultrassom e tomografia de crânio). O acompanhamento multidisciplinar com outros profissionais como fisioterapeuta, também pode ser importante dependendo do caso.
Quer saber mais?
Acesse no meu site o texto completo sobre assimetrias cranianas posicionais clicando aqui, ou sobre cranioestenose clicando aqui.
Veja no meu canal – neurocirurgia é assim – um vídeo sobre como diferenciar uma assimetria craniana clicando aqui.