Espinha bífida – o que é?

o que é espinha bifida

Espinha bífida – o que é?

Espinha bífida – o que é isso? Este é o nome que se dá as malformações na coluna vertebral que decorrem geralmente de problemas de fechamento do tubo neural… O que isso significa? Todos os tipos de malformações na coluna vertebral que chamamos de disrafismos espinhais resultam de um evento na formação embrionário que ocorre por volta da terceira semana de gestação, que é a falha de fechamento do tubo neural.

Essa falha de fechamento pode causar os tipos de disrafismo espinhal, que são:

☑️ Mielomeningocele, também conhecida como espinha bífida aberta, é uma condição em que a medula espinhal e suas membranas não estão dentro da coluna vertebral, mas se projetam para fora do corpo em um saco.

☑️ Espinha bífida oculta é uma condição em que uma ou mais vértebras têm um pequeno defeito, mas a medula espinhal e suas membranas estão posicionadas dentro do canal medular.

☑️ Diastematomielia é um tipo mais complexo de disrafismo espinhal – que tem relação com uma medula “dividida” em 2 partes.

☑️ Lipomielomeningocele é um defeito fechado onde temos uma massa na região lombar que é composta da gordura, medula espinhal e das meninges, mas ela é fechada/recoberta por pele.

☑️ Sinus dérmico é um canal que comunica a medula com a pele e geralmente está associado a tumores chamados de dermóides ou epidermóides e malformação na medula e algumas vértebras.

☑️ Medula ancorada é uma condição que pode estar associada a qualquer disrafismo espinhal ou outras condições como tumores, infecções e cirurgias prévias na medula. Nesse caso, a medula fica “presa”, o que faz com que ela sofra estiramentos e comprometa suas funções neurológicas.

Uma pessoa com disrafismo espinhal pode ter mais de um tipo associado, ou seja, ela pode ter mielomeningocele e a medula ancorada, por exemplo. Todos os disrafismos espinhais devem ser acompanhados e avaliados por um neurocirurgião pediátrico. 😉 Muitos podem precisar de cirurgia ainda na fase de criança, sendo fundamental tem o acompanhamento constante de um profissional para decidir pelo melhor momento para realizar a cirurgia.

Veja mais sobre esta doença acessando este texto completo – clique aqui.

🌐 www.draraquelrodrigues.com.br
📲 (11) 94020-860247

1370 1382 Dra. Raquel Rodrigues - Neurocirurgia pediátrica