Malformações neurológicas detectadas na gestação

malformação no sistema nervoso

Malformações neurológicas detectadas na gestação

Quais malformações neurológicas podem ser detectadas na gestação? O que fazer? Este é um tema muito delicado para algumas gestantes. As malformações neurológicas congênitas são alterações no desenvolvimento do sistema nervoso do feto, causando problemas graves de saúde e qualidade de vida. Algumas podem ser detectadas antes do nascimento e outras só são descobertas depois. 👶🧠

▶️ As causas podem ser genéticas, ambientais ou desconhecidas e afetam diferentes partes do sistema nervoso, causando anencefalia, espinha bífida, hidrocefalia, microcefalia, entre outras.

▶️ O tratamento depende do tipo, da gravidade e da idade gestacional. Algumas malformações podem ser corrigidas por cirurgia fetal ou logo depois do nascimento, outras requerem reabilitação e cirurgia tardia. Algumas infelizmente não são compatíveis com a vida…

Por isso, a prevenção e diagnóstico das malformações neurológicas na gestação é muito importante! Dê a verdadeira importância ao pré-natal, aos exames, às suplementações, às vacinações e evite qualquer substância tóxica. ⚠️

Após ter este diagnóstico pode ser importante uma consulta com neurocirurgião pediátrico ainda na gestação… você sabia que isso é possível?

Quer saber mais?

Acesse no meu site o texto completo sobre Avaliação da gestante com feto com malformação no sistema nervoso clicando aqui.