Neuroendoscopia – endoscopia cerebral?

Neuroendoscopia – endoscopia cerebral?

Você certamente já ouviu falar da endoscopia digestiva para avaliar o estômago, mas você sabia que existe endoscopia para o cérebro?

             Diferente da endoscopia digestiva, a endoscopia cerebral ou neuroendoscopia não é um exame apenas, e sim um tipo de cirurgia, realizada em um centro cirúrgico sob anestesia geral. Neuroendoscopia é então um procedimento cirúrgico, realizada por um neurocirurgião, no qual ele introduz através de uma pequena perfuração no crânio um aparelho no cérebro, o neuroendoscópio. Este aparelho possui iluminação própria e uma câmera acoplada que transmite a imagem por um sistema óptico em tempo real para um monitor instalado na sala de cirurgia, através do qual o neurocirurgião se guia para operar com precisão.

         Mas você deve estar pensando – se o cérebro é uma massa compacta, do que adianta ter uma câmera ali dentro? A visão de um neuroendoscópio no meio do cérebro seria como você entrar numa piscina de bolinhas e ligar uma câmera no meio das bolinhas, você não vai ver um palmo na sua frente. Então é por isso que a endoscopia cerebral não é usada no cérebro propriamente dito, e sim em cavidades cheias de líquido naturais que existem no meio do cérebro, como por exemplo os ventrículos cerebrais. Assim conseguimos identificar varias estruturas da anatomia alguns centímetros na nossa frente e temos uma visão mais panorâmica de tudo!

             A indicação clássica para o uso de neuroendoscopia cerebral é o tratamento de hidrocefalia obstrutiva. Neste caso a cirurgia realizada, a terceiroventriculostomia endoscópica, permite o tratamento efetivo da hidrocefalia sem a necessidade de colocação de válvulas cerebrais. A idéia é realizar uma passagem alternativa para a circulação do líquor que está obstruída em algum ponto. Outras cirurgias que podem ser feitas com neuroendoscopia são tumores e cistos. Mas atenção, nem toda hidrocefalia, nem todo tumor e nem todo cisto pode ser tratado com neuroendoscopia. Apesar de ser uma técnica maravilhosa e pouco invasiva ela tem suas limitações. Por isso, um neurocirurgião habilitado em endoscopia sempre deve ser consultado sobre a possibilidade do uso desta técnica. 

Se você quiser saber mais sobre neuroendoscopia clique aqui para acessar um texto completo.

1920 982 Dra. Raquel Rodrigues - Neurocirurgia pediátrica