Pode ser que em algum exame de ultrassom do seu bebê ou algum exame de tomografia do seu filho apareça algum destes termos… Você sabe o que é cavum de septo pelúcido e cavum vergae? Cavum é uma cavidade cheia de líquido, que está presente normalmente durante a formação do sistema ventricular do feto e habitualmente desaparece antes do parto.
⚠️ A não formação ou a persistência desta cavidade fora do seu período esperado de existência podem representar problemas.
✔️ O cavum de septo pelúcido normalmente é visualizado entre a 18ª e 37ª semanas de gestação, porém por vezes pode estar praticamente ausente na segunda metade do terceiro trimestre. A não visualização do cavum de septo pelúcido neste período normal pode estar associada a malformações da linha média do cérebro.
✔️ Já no caso do cavum vergae, cerca de 55% dos fetos já não apresentam esta estrutura a partir das 25 semanas de gestação. Embora raro, sua dilatação pode estar relacionada a anormalidades genéticas como aneuploidia.
Associação com patologias: Em alguns casos, a persistência dessas cavidades pode ser associada a distúrbios neurológicos ou psiquiátricos, como esquizofrenia, trauma craniano, ou outras alterações do desenvolvimento. No entanto, na maioria dos casos, a presença isolada do cavum do septo pelúcido ou Vergae não implica nenhum problema de saúde.
Caso seja necessário uma consulta ou teleconsulta com neurocirurgião pediátrico pode ser agendada.
Veja sobre outras malformações no sistema nervoso que podem ser detectadas na gestação aqui.
🌐 www.draraquelrodrigues.com.br
📲 (11) 94020-8602