Quando não é possível fazer a cirurgia fetal de mielomeningocele?

A mielomeningocele é um defeito da coluna vertebral e da medula espinhal, que acontece nas primeiras semanas de gestação. Nesse caso, a coluna vertebral, a medula espinhal e o canal da medula não se formam normalmente. Sua causa ainda não é bem definida. A má formação geralmente é identificada através do ultrassom morfológico e o melhor período considerado para realização da cirurgia fetal é entre a 19 e a 26 semana de gestação.

Sempre que possível, é preferível que seja realizada a correção fetal ao invés da correção pós nascimento. No entanto, em alguns casos a cirurgia fetal aberta não é recomendada, tais como:

– Gestação gemelar
– Pacientes com grandes deformidades na coluna
– Risco muito alto para a mãe ou para o feto

Todo caso deve ser analisado individualmente por uma equipe multidisciplinar para avaliar se é possível realizar a correção fetal ou se é necessário esperar até que ocorra o nascimento. Nestes casos o neurocirurgião pediátrico orienta a família sobre a doença e a cirurgia que ocorrerá logo que o bebê nascer, podendo inclusive sugerir um hospital que tenha a infraestrutura que será necessária para o bebê.

Você sabia que é possível ter orientação a distância para malformações diagnosticadas no pré-natal do bebê, inclusive por telemedicina? Veja mais sobre o tema de cirurgia fetal clicando aqui.

🌐 www.draraquelrodrigues.com.br
📲 (11) 94020-8602