Como fazer a reconstrução do crânio em crianças? A cirurgia de reconstrução do crânio se chama cranioplastia. A cranioplastia é basicamente um reparo cirúrgico de um defeito ósseo no crânio que ocorreu após uma operação ou lesão prévia. Isso pode ocorrer por exemplo após um trauma, uma infecção, ou qualquer situação que leve a perda de parte da calota craniana.
No entanto, o procedimento em crianças é frequentemente um desafio, afinal, nem todos os materiais disponíveis podem ser utilizados nessa faixa etária. 🤔 A cirurgia envolve o descolamento do couro cabeludo e a restauração do contorno do crânio com o osso original do crânio (que estava previamente guardado) ou com algum tipo de enxerto feito de material sintético.
✔️ A melhor opção para realizar essa cirurgia sempre será a utilização do osso natural. Caso o osso natural não esteja disponível, existem diversas opções como: telas, próteses pré-moldadas, próteses customizadas, enxertos, etc. Lembrando que em crianças cimentos ósseos e titânio não devem ser utilizados de rotina.
A decisão sobre que tipo de prótese usar, ou se será usado o osso natural do paciente, cabe ao neurocirurgião conjuntamente com o paciente. 😉
Caso deseje um texto completo sobre este assunto – clique aqui.
Agende uma consulta para entender mais e planejar sua cirurgia! ⤵️